sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Pão do Anttoni

Panetone tem origem milanesa, no norte da Itália e o seu nome deriva do aumentativo de panetto (pãozinho). Existe lenda sobre uma origem mais romântica do nome, como sendo "criado por um padeiro chamado Toni, que trabalhava na padaria Della Grazia, em Milão, na época de Ludovico, o Mouro (1452 – 1508).  O jovem padeiro, apaixonado pela filha do patrão, teria inventado o pão doce para impressionar o pai de sua amada. Os fregueses passaram a pedir o “Pani de Toni”, que evoluiu para o “panattón” (vocábulo milanês), e depois para “panettone” (italiano)." (http://www.infoescola.com/curiosidades/panetone/)


 O pão doce de natal possui fragrância discreta de baunilha e recheio de frutas secas, tais como damasco, laranja, limão, figo, maçã, cidra e a uva passa. Apesar de geralmente ser associado à cultura milanesa, tendo a forma alta e mais fina, há também o panetone piemontês, diferente apenas por ser mais largo e redondo. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Panetone)


Por influência dos americanos e dos europeus. Nos EUA, é costume comer peru no Dia de Ação de Graças, celebrado desde 1621. Eles comemoram a boa colheita realizada pelos peregrinos e por nativos americanos na época. A ave era comum na região e, pela grande quantidade de carne, representava fartura. Já o panetone surgiu em Milão, na Itália. Lá, ele era servido em ocasiões especiais, já que fazer o tal pão de frutas dava muito trabalho. "Boa parte das iguarias chegou ao Brasil junto com a onda de imigração do século 19", diz Ricardo Barros Sayeg, professor de história do Colégio Paulista. O avanço da navegação e dos transportes aéreos também contribuiu, introduzindo uma nova cultura na culinária dos países. (http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-comemos-peru-e-panetone-no-natal)


Não importa a origem, não importa a data, se quiser dar uma lembrança inesquecível, escolha o porta-panetone da Enjoy Your Dream`s. Entre em contato (mas seja rápido, pois o Natal já está chegando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário